Planetas e Luminares

08/01/2017

A Influência dos Planetas e Luminares

Os oito Planetas conhecidos que influenciam nossas vidas cotidianas, individual e coletivamente, são Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Os Luminares são o Sol e Lua. O Sol é chamado astrologicamente de Luminar por ser uma estrela e emitir luz própria. A Lua, apesar de não emitir luz própria por ser um satélite, reflete a luz do Sol e por esse motivo também é considerada um Luminar.

Vejamos a seguir como cada um deles exerce sua influência sobre nós:

Sol - É a estrela principal do nosso sistema e simboliza o nosso Eu pessoal. Representa a nossa identidade, nossa consciência, aquilo que é inato em nós, a nossa luz. Todo o Mapa trabalha para que consigamos expressar o nosso Sol, ou seja, sermos nós mesmos, expressarmos a nossa luz. Quando nos sintonizamos com o nosso Sol astrológico agimos com mais confiança porque nos sentimos seguros para sermos aquilo que verdadeiramente somos, sem julgamentos. O signo onde o Sol se encontra indica a nossa missão pessoal, o propósito individual que nos permitirá revelar o nosso poder pessoal, vontade e expressão criativa. Quando nos sintonizamos com o nosso centro solar, nossa energia primordial, agimos pela intuição, pelo prazer e pela alegria, sem os medos que nos travam. Sua potência nos imuniza contra as influências externas, físicas e emocionais. Podemos olhar para o Sol para encontrar as atividades, momentos e lugares que recarregam as nossas baterias. O astro-rei é uma fonte inesgotável de energia. Quando tudo parece sem sentido, podemos sempre recorrer a essa luz que nos move e alimenta, fortalecendo a nossa autoestima. Ali encontramos a lealdade que devemos ter com quem nós somos, para que possamos ser generosos com os que nos rodeiam. A casa em que o Sol se encontra aponta o âmbito da vida em que temos o potencial de nos realizarmos mais plenamente. Nessas atividades e espaços temos a chance de brilhar e obter sucesso.

Lua - Satélite natural da Terra, a Lua mostra como manifestamos as nossas emoções e sentimentos. São os nossos reflexos emocionais, o comportamento automático, mecânico e instantâneo. Nosso modo de percepção. As mudanças de humor e de atitudes, o flutuar das sensações. Também está relacionada às nossas necessidades básicas de nutrição, apoio e segurança. Representa a energia feminina, nossa carga genética, nossa capacidade de nos comprometermos e nosso potencial para amar e sermos amados. A aptidão de dar e receber. O signo e a casa onde a Lua se encontra mostram em que assuntos cotidianos sentimo-nos emocionalmente seguros. O signo onde a Lua está no Mapa de uma mulher mostra que tipo de mãe ela será e no do homem, como ele lida com as mulheres. A casa indica onde reagimos emocional e automaticamente, as impressões que guardamos das experiências vividas, onde multiplicamos ou materializamos. E onde sentimos a necessidade de uma resposta. Interessante notar que a Lua também tem um fator mental ligado à opinião. Essa opinião é baseada no sentimento pessoal; isso fica evidenciado quando acontecem as perturbações emocionais numa discussão. A Lua representa o que é passivo e receptivo, as impressões, os sentimentos e a memória. Diz ainda como vislumbramos o universo feminino. A Lua é passado, é mãe, é pátria, é nacionalidade, é raça. Ela leva 28 dias para completar a sua órbita ao redor da Terra.

Mercúrio- É o planeta mais próximo do Sol. Mensageiro geral do Mapa, Mercúrio é o regente da comunicação. A ponte mediadora entre nós e o resto do mundo. Devemos nos lembrar de que cada fala nossa é muito importante, porque através dela cocriamos a nossa realidade. A casa onde se encontra Mercúrio no Mapa Natal indica a nossa maneira de comunicarmos as nossas ideias, as áreas de interesse e como assimilamos a informação que nos chega. Mercúrio nos signos indica como falamos, como expressamos o que queremos dizer, o nosso tom de voz, como funciona o nosso raciocínio e como adquirimos conhecimento. Nos comunicamos para sermos reconhecidos, aceitos, expressarmos o que somos e entender quem somos. A forma mais apropriada para tirarmos nossas máscaras e deixarmos transparecer quem somos é conseguirmos expressar nossas ideias, materializadas através da comunicação, com qualidade e inteligência. Se falarmos com sensibilidade, empatia e segurança, poderemos assegurar mais excelência nas relações interpessoais, ampliando os horizontes e gerando uma forma de libertação. Sem julgamentos. É imprescindível ser tolerante com o disse-me-disse. Compreender não é se deixar levar pelas opiniões e informações dos outros, é aceitar que as pessoas são diferentes e pensam de formas diversas. Quando conseguirmos evoluir nossa forma de comunicação e mediação, conseguiremos coexistir em paz. Mercúrio leva 88 dias para completar a sua órbita ao redor do Sol.

Vênus - Regente da autoestima, da harmonia e do amor. É o planeta que representa como lidamos com os prazeres da vida, com o bem-estar, com o amor e com a afetividade. Indica como cuidamos de nós mesmos, como nos gostamos, nos curtimos e programamos atividades e hábitos que geram o nosso bem-estar, a fim de termos boa autoestima para seguirmos em frente com alegria. Ele revela também como expressamos nossas emoções nas relações pessoais. Fala do envolvimento, da sedução, do olhar e da gentileza. A pessoa autoconfiante sabe o que quer, então pode fazer um movimento afetivo. A casa e o signo no Mapa Natal vão indicar como expressamos o nosso amor. Vênus fornece dados importantes sobre a nossa atitude em relação ao dinheiro e aos valores estéticos e sociais. Sim, o dinheiro está diretamente ligado ao bem-estar. Quem vive bem, com coisas boas, aumenta a autoestima. A prosperidade e abundância servem para bancar o prazer de viver e gerar evolução. Por isso é importante haver um planejamento, devemos gastar e investir o dinheiro com sabedoria, sem desperdícios, a fim de desfrutarmos desse bem-estar. Quando o corpo aprende a se curtir, respirar, dançar, cantar e falar com encanto, Vênus se expressa através dele. E sendo Vênus o planeta da elegância, da beleza e daquilo que apreciamos instintivamente, devemos aprender a olhar e identificar o belo e trazer harmonia para os ambientes que frequentamos. Vênus leva 224 dias e meio para completar sua órbita em torno do Sol.

Marte- Planeta da força e da vivacidade. Indica a nossa capacidade de tomar decisões, nossa proatividade, a assertividade e a energia de ação para concretização dos nossos objetivos. É o nosso guerreiro interior, o nosso instinto de sobrevivência. A força da competição, a força que anima a luta e nos permite agir a fim de ultrapassarmos nossos bloqueios, contrariedades e oposições exteriores. É a capacidade de ação disponível para se realizar a expressão solar e as dos outros planetas. O impulso energético que sustenta a nossa ação. Nossa capacidade de concretização. Indica a nossa maneira de atuar quando desejamos algo. É a energia viril do nosso guerreiro interior que se impõe sobre o ambiente, conquistando-o e dominando-o. A casa astrológica onde Marte se encontra indica a área da vida onde vamos lutar com ou lutar por. As características do signo ocupado por Marte mostra como expressaremos a nossa identidade, o nosso poder e a nossa potência. O planeta da impulsão também mostra como o perigo e a violência podem entrar na vida de um indivíduo. Marte leva 22 meses, quase dois anos, para completar sua órbita ao redor do Sol.

Júpiter - É o planeta do envolvimento social, da justiça, do progresso, do otimismo e da confiança. Representa a necessidade de espiritualidade e de religiosidade. Ensino superior e avançado. É o crescimento de qualquer coisa, embora na sua função mais evoluída seja o crescimento do conhecimento e do entendimento. Indica a nossa visão de mundo, como nos expressamos e no que acreditamos. Dependendo da casa onde está posicionado no Mapa Natal, nos aponta os aspectos de nossa vivência em que podemos ser bem sucedidos tanto emocional quanto materialmente. É um planeta benéfico, de sucesso e boa sorte, aumentando o que toca, porém no sentido negativo leva ao excesso, desperdício e relaxamento. Júpiter simboliza o princípio da expansão na esfera de ação e de experiências que vivemos. O conhecer o mundo e conseguir autonomia. Mostra-se no alargamento cultural através de viagens por diferentes países ou pelo estudo de filosofias, ou ainda pelo contato com religiões diversas. Ultrapassa os limites para conhecendo poder fazer julgamentos. A casa onde ele se encontra no Mapa Natal mostra onde pode existir felicidade e abundância, mas também exageros e dogmatismo. Onde há expressão religiosa, filosófica ou cultural e onde pensamos com otimismo; onde somos recompensados pelos nossos atos. Júpiter age como um protetor, podendo trazer o máximo dos resultados esperados naqueles assuntos, embora o sucesso também dependa da nossa dedicação. Devemos procurar fazer algo para aproveitar seus benefícios. Ele ainda suaviza os maus aspectos ou a influência de planetas maléficos próximos a ele, estimulando o crescimento pessoal. O signo em que está indica como expressamos nossas crenças e valores culturais, morais e éticos. Demonstra também como compartilhamos o que nos foi oferecido e como manifestamos a nossa generosidade, a cooperação social e como fazemos qualquer coisa em larga escala. Júpiter traz o impulso de unir-se em torno de um ideal ou objetivo comum. É a benevolência; aquilo que nos faz melhorar no plano em que vivemos. Já o mau uso dessa energia nos leva a expressar seu lado negativo, ao demonstrar um comportamento orgulhoso, esnobe, arrogante, fútil e pretensioso. Ostentação, fanatismo, imprudência, esbanjamento, comodismo e desperdício são fatores que podem surgir do exagero das funções jupiterianas. Enfim, Júpiter pode ser tanto um anjo da guarda quanto um mestre espiritual. Ele leva cerca de 12 anos para completar a sua órbita ao redor do Sol, influenciando mais ou menos um signo por ano.

Saturno - Representa a disciplina, os limites, a responsabilidade, a restrição, a estrutura, o dever cumprido, o amadurecimento, a competência, a seletividade, a pontualidade, o trabalho meticuloso e a sabedoria na velhice. A casa ocupada por Saturno no Mapa Natal exige disciplina, responsabilidade e amadurecimento, a fim de que possamos vencer nossas dificuldades e carências. A nossa estrutura de vida só é sólida quando nos dedicamos às qualidades saturninas. Onde Saturno se encontra, nos traz a consciência de nossos limites, despertando nossos desejos de vencer e superar os obstáculos, aliviando as tristezas e provações. A influência de Saturno se propaga por todas as áreas da vida. Quando ele passa pelas casas astrológicas durante seu trânsito pelo zodíaco, vai despertando nosso interesse pelos assuntos relacionados àquelas questões, exigindo responsabilidade e estruturação. Nos tornamos mais seletivos nesse assuntos. Exatamente onde Saturno provoca desafios é onde podemos encontrar o sucesso, que virá através do esforço que dedicarmos aos nossos projetos, do planejamento, da eficiência e do senso de estratégia para alcançarmos nossos objetivos, superando as dificuldades. Saturno também está relacionado com o tempo. Seu uso precisa ser eficiente para não desperdiçarmos oportunidades. Precisamos planejar como e com o que gastamos o nosso tempo, porque seu bom uso pode ser um fator determinante do nosso ponto de mutação, quando saímos da estagnação e alcançamos o que almejamos. É através da experiência e do aperfeiçoamento constante que nos tornamos mestres e sábios. A evolução psicológica, a maturidade, é alcançada através da ruptura do cordão umbilical, ao superarmos as privações através do nosso esforço, renascemos interiormente mais seguros e confiantes. Saturno leva entre 28 e 30 anos para completar a sua órbita ao redor do Sol.

Urano - Descoberto em 1781. É o planeta da excentricidade e rege o nosso mental superior e tudo quilo que é inovador, avançado e progressista. O trânsito de Urano tem a força de um choque, até porque a eletricidade é uraniana. Ele provoca mudanças em nossas vidas para que possamos nos encontrar com a nossa verdade e assim identificarmos o propósito da nossa alma. Seu trânsito causa rupturas para abertura mental que nos levarão ao crescimento interno e liberdade. Tira da zona de conforto. Onde Urano toca só fica o que for verdadeiro e estruturado; aquilo que faz sentido; onde existe amor, vontade e honestidade. Em seus trânsitos, pequenos gestos que expressam nosso potencial criativo e impulsionam mudanças, já podem trazer grandes resultados. O importante é fazer um movimento, sair da rotina, pensar no que nos é prazeroso e sonhar acordado, além enfrentar os medos com coragem, fé e positivismo. Encarando a verdade e assumindo responsabilidades encontraremos o progresso. Urano leva 84 anos para completar a sua órbita ao redor do Sol.

Netuno - Descoberto em 1846. A casa onde se encontra Netuno no Mapa Natal marca um ponto onde costumamos confundir realidade e ilusão. Ali experimentamos certo desejo de fugir, escapar e nos dissolver. Nesses assuntos tendemos a ter uma postura passiva. Mas, também pode indicar onde se pode viver a excelência do amor, da intuição e da arte. Netuno rege a psique, o subconsciente, o sonho e a fantasia. Sua influência se manifesta na inspiração artística, na busca espiritual, nos fenômenos psíquicos associados à telepatia, ao amor e à comunhão das almas. É a nossa conexão com o todo. Quando não conseguimos lidar com suas exigências, entramos em desvarios, depressões, perdas, confusão, embriaguez e doenças mentais. Os assuntos netunianos exigem atenção e respeito. Como o mar, Netuno pode nos trazer prazer e alegrias, mas também destruição. O ponto onde Netuno se encontra mostra onde exercitamos nossa sensibilidade e somos criativos, imaginativos e sonhadores. Ali acessamos a espiritualidade, o amor universal e nos conectamos com algo superior e divino. Sentimo-nos parte de algo maior. A influência social de Netuno incide sobre os movimentos grupais como anarquia, comunismo ou movimentos surrealistas. As radiações também estão sob sua influência. Netuno leva 165 anos para completar a sua órbita ao redor do Sol.

Plutão - Descoberto em 1930, Plutão é o planeta da transformação. O ciclo de Plutão nos afeta com uma força indomável, como um furacão ele passa devastando as nossas crenças, certezas e esperanças. E no rastro da destruição, brota a calmaria. Assim, vamos reconstruindo o que restou com a possibilidade de fazer melhorias incríveis em nós mesmos. Pode ser um processo muito doloroso, mas de profunda transformação. Como a Fênix que renasce das cinzas nós nos renovamos, deixando para trás as crenças que já não servem mais, os velhos hábitos, os preconceitos e os julgamentos que nos limitam. Aquilo que nos machuca pode se tornar a nossa maior força nesse processo! Quando enfrentamos o vazio, encontramos a cura. A casa que Plutão ocupa no Mapa está sujeita a sofrer muitas transformações e revela a área onde vivemos situações de lutas de poder. Senhor das trevas, Plutão conhece a nossa sombra e nos toca justamente onde somos mais fracos. Às vezes, o que vem à tona é mais do que é suportável aguentar. São assuntos que devemos sublimar, superando as angústias e aflições. Ele nos dá a chance de irmos além do que podemos ver, investigando as situações além das aparências. Transformação e desapego são fundamentais nesse processo de autoconhecimento. Se renunciarmos ao que não é verdadeiro e essencial, o processo é mais fácil. Se nos agarrarmos, possivelmente até aquilo que considerávamos fundamental nos será arrancado sem piedade, a fim de que encontremos uma nova forma de viver sem aquilo. Após a metamorfose interna, nos tornamos mais fortes e aptos para uma vida mais próspera. Isso porque Plutão também representa riqueza. Após seu trânsito, se conquistamos o desapego e nos melhoramos, um futuro próspero, material e financeiramente, costuma se consumar. Isso porque o seu propósito sempre foi nos ensinar a diferenciar o importante do supérfluo e dessa maneira, uma vez donos de nós mesmos, estarmos aptos a conquistar o mundo. Um ciclo de Plutão provavelmente inspirou o ditado "Você nunca sabe a força que tem até precisar ser forte!". A influência de Plutão geralmente incide sobre os movimentos das massas e sua passagem sempre provoca mudanças permanentes. As grandes mutações de eras geológicas e das espécies, da matéria e do mundo atômico, também estão sob sua influência. Estima-se que Plutão leve 248 anos para completar sua órbita em torno do Sol.